quinta-feira, 21 de agosto de 2008

2º Encontro - Gama, 03 de abril


Retomamos o encontro anterior e relembramos as principais informações sobre o curso. A leitura compartilhada foi um trecho do livro Rememórias dois de Carmo Bernardes, publicado no livro: Educação em língua materna de Stella Maris Bortoni-Ricardo. A atividade escrita foi responder à pergunta: quem fala mais correto: o sertanejo ou o doutor da cidade? entregue para discussão posterior. Atividade em grupos sobre quem é o professor de Língua Portuguesa? e entrega dos módulos do curso.
O texto de Carmo Bernardes nos faz refletir sobre a nossa prática, sobre a influência e os marcos que o professor de Língua Portuguesa deixa nos alunos. A discussão sobre quem é o professor de Língua Portuguesa, as competências que precisa ter, as dificuldades que encontra e como podem ser resolvidas, os elementos da sociedade que contribuem para o trabalho com a língua e como este trabalho contribui ou não para a inclusão/exclusão social, contou com contribuições muito pertinentes e foi muito enriquecedora. O grupo de professores hoje, nos dois turnos, estava bem maior, vinte e oito no matutino e trinta no vespertino. A turma está bem heterogênea, com professores de 3ª e 4ª séries, 5ª a 8ª e Ensino Médio. Isto é muito bom, enriquece o debate e permite que cada um conheça as dificuldades e limitações dos colegas.
A palavra de hoje é REMEMÓRIAS.
A pescaria foi bem sucedida!

O planejamento do encontro juntamente com o material entregue aos cursistas podem ser acessados na página do curso no Gama ou no Blog: http://alfalinguagama.googlepages.com/
http://memoriasalfalinguagama.blogspot.com/

Um comentário:

Pat Vieira disse...

Sucesso nos teus encontros e ótima a idéia de fazer as memórias dos encontros.

Abraço,

Patrícia Vieira