domingo, 26 de outubro de 2008

6º Encontro - Gama, 08 de maio

Iniciamos com uma dinâmica. Pela manhã: "para quem você tira o chapéu" e à tarde: "dança das cadeiras da inclusão" onde todos têm que sentar-se. A leitura compartilhada foi do texto: Regionalismo e o vídeo "trabalho em equipe" levaram à reflexão e comentários pertinentes. Fizemos a leitura e reflexão da entrevista de Marcos Bagno à revista Caros Amigos - fevereiro de 2008: É preciso acabar com a cultura do erro.

O questionamento a ser desenvolvido para o portfólio é: Quais as implicações da variação lingüísticas para o trabalho em sala de aula? Como trabalhar o "erro"? Existem falares que gozam de prestígio e outros são estigmatizados, o que fazer quando o professor não acredita nisto e classifica os falares em certo e errado? Que o trabalho do professor de Língua Portuguesa é ensinar a fala e escrita corretas? O que fazer para não excluirmos nossos alunos? Para que eles não aumentem a porcentagem de alfabetizados funcionais que existe em nosso país.

O planejamento do encontro juntamente com o material entregue aos cursistas podem ser acessados na página do curso no Gama http://alfalinguagama.googlepages.com/ ou no blog:http://memoriasalfalinguagama.blogspot.com/

Inclui no Informativo do Núcleo Pedagógico do Gama um recadinho aos colegas cursistas.

Nenhum comentário: