domingo, 26 de outubro de 2008

8º Encontro: 1º Fórum, 27 de maio

O Fórum reuniu os cursistas dos módulos 1 e 2 do Distrito Federal na Igreja Sara Nossa Terra, no Sudoeste. Após a apresentação do vídeo: Eu só peço a Deus (acima) e as palavras do pastor (matutino) e da pastora (vespertino) da igreja, assistimos a apresentação dos alunos do Grupo Vagalume que nos apresentou histórias dos autores como: Bruxa Cremilda e seus batons magnéticos e Poesias de dar água na boca. Em seguida, o escritor/ilustrador Jonas Ribeiro levando sua "caixa de histórias", nos deixou maravilhados com histórias como Deu faniquito no mosquito Frederico, A viagem da saudade e A cor da fome.

André Neves nos contou um pouco da sua vida e de quando conheceu Jonas Ribeiro na Bienal d Livro de São Paulo. O primeiro livro de Jonas que ele ilustrou foi Poesias de dar água na boca. Jonas nos falou que cada livro é um grande encontro, encontro do leitor com as palavras, com as imagens, com as emoções... e que é preciso atingir a intelecção da criança. André falou da imagem, de toda a pesquisa anterior que envolve o trabalho do ilustrador e que é preciso educar o olhar do aluno para explorar a imagem. Foi um encontro inesquecível e todos que puderam vivenciá-lo ficaram encantados..

O planejamento do encontro juntamente com o material entregue aos cursistas podem ser acessados na página do curso: http://alfalinguagama.googlepages.com/
ou no blog: http://memoriasalfalinguagama.blogspot.com/

Nenhum comentário: