domingo, 26 de outubro de 2008

UnB - 09 de maio

O encontro de hoje foi no laboratório de informática da Faculdade de Tecnologia para acessar e/ou criar o blog. A professora Rita fez comentários e sugestões de como deveríamos construir o blog. Em seguida nos falou sobre gêneros e tipos textuais. Interessante foi atentar para o uso da internet em que todos os gêneros e tipos estão sendo utilizados com roupagens diferentes. O bate-papo no chat, fórum ou e-mail por exemplo, parece oral, mas é um evento de escrita. Mesmo apelando para uma linguagem oral e econômica, o uso dos recursos da internet não atrapalham o aluno, pelo contrário. Pesquisas mostram que o usuário lê e escreve muito mais com o uso da internet. Outro mito é o de que ao fazer pesquisas na internet o aluno só "copia e cola", se a pesquisa não for bem orientada e gerenciada pelo professor o aluno vai copiar usando internet ou não. Com o advento da internet surgiram também os gêneros emergentes no contexto digital, como o e-mail, a vídeo ou web conferência e a lista de discussão.

À tarde, a professora Ana Dilma nos apresentou o livro Nada na Língua é por Acaso de Marcos Bagno. Nos falou dos eventos de letramento, das capacidades lingüísticas para a alfabetização e do papel da escola que é inserir os alunos na linguagem escrita. Remetendo ao pró-letramento (programa), a Magda Soares, a Stella Maris Bortoni (Chegemu na escola e agora?), a Artur Gomes de Morais (Como ensinar ortografia), a Matoso Câmara e a Míriam Lemle (Guia Teórico do Alfabetizador) entregou e discutiu conosco o quadro com os traços graduais e os descontínuos de algumas variáveis do português brasileiro e o quadro fonético do português brasileiro - consoantes.

A professora Ana Dilma nos presenteou na tarde de hoje com palavras de incentivo e motivação o que me fez refletir e entender porque estou protelando a criação do blog.

Nenhum comentário: