domingo, 26 de outubro de 2008

UnB - 24 de abril

Pela manhã o professor Antonio nos falou sobre como trabalhar o "erro" na sala de aula, que é preciso acabar com a tendência do professor de português de ressaltar os erros e que, em vez disso, deveria avaliar e dar ênfase aos acertos. Desenvolver a competência lingüística é mostrar ao aluno a riqueza da nossa língua e que é preciso saber usar a norma padrão na fala e na escrita até mesmo por uma questão de inclusão na sociedade. Precisamos nos tornar poliglota na nossa própria língua. Nos entregou cópias de partes do livro A língua de Eulália de Marcos Bagno para análise e discussão.

Solicitamos uma reunião com a coordenadora, professora Ana Dilma, para revermos os rumos do curso. A reunião foi muito esclarecedora e serviu para refletirmos sobre como estamos desempenhando nosso papel de tutor e também de mediador do curso entre CFORM/UnB, EAPE e DRE.

Á tarde, a discussão foi sobre o fascículo 1 - Linguagem, língua, texto e contexto; coerência e coesão; o corpo, a fala e a escrita.

Quando lemos construimos nosso texto. Todo texto é aberto, mas tem limites, os limites do contexto. A professora Rita ilustrou com um texto de José Simão publicado na Folha de São Paulo: "Buemba" e finalizou com uma dinâmica, onde cada dupla inventava uma história. O colega da frente narrava a história sem mover os braços e o colega que fic0u atrás é que movia os braços de acordo com a narração.

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